Curiosidade no veganismo? Começa aqui…

Novo no veganismo? Novo no nosso site? Entra a bordo.

Existe muita informação aqui, mas não precisa ser lida toda de uma vez, começa devagar, escolhe um tópico que te interesse. Vamos mostrar os tópicos principais e o nosso interesse é acrescentar valor à tua vida por isso sugerimos que subscrevas a nossa revista mensal, aqui. Podes retirar a subscrição quando quiseres.

O que é o veganismo?

Veganismo é uma ideologia de vida que procura excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração animal, seja na alimentação, vestuário ou qualquer outro meio. Os veganos não consomem alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes, moluscos e insetos), laticínios, ovos e mel – além de evitar materiais derivados de animais, produtos testados em animais e lugares que usam animais para entretenimento.  ” – Wikipédia

Existem várias razões para as pessoas pensarem no veganismo.

Pelos animais:

Por tradição o Ser Humano consome produtos animais praticamente desde o dia em que nasce. Desde leite de vaca, queijo, iogurte ao bacon, hambúrguer, salsichas. Sendo que o é possível para o Humano viver numa dieta 100% vegetal é desnecessário condenar um animal à morte, seja ele qual for. É uma tradição milenar, mas nunca foi acompanhada da intensidade que existe hoje em dia. Nos tempos medievais a dieta era muito mais à base de vegetais e as “carnes” eram para dia especiais, também porque eram muito caras. Com a revolução industrial e outros factores políticos a “carne” ficou muito mais acessível mas também cheia de produtos como antibióticos e outros fármacos. Ao escolher o veganismo a pessoa está a salvar todos os animais de uma morte desnecessária e ao mesmo tempo não ingerimos todas as coisas negativas que estão presentes na carne.

Ler mais ( Complicações , Matadouros )

Ver mais ( Filme Okja )

Pela saúde:

Em 2015, a Organização Mundial de Saúde, classificou o bacon e as salsichas como cancerígenos. Comer uma peça de carne por dia pode aumentar o risco de diabetes em 51%, diabetes que é considerada a doença que irá afectar a geração mais nova em grande número. Também os ovos e o leite são grandes impulsionadores de doenças. O leite é produzido por uma vaca que está constantemente grávida durante toda a sua vida e esse leite seria para o seu bezerro, que lhe é retirado para que o leite possa ser colocado para venda a Humanos. Sendo uma das melhores campanhas de venda já feitas até hoje, não é necessário beber leite para ter todo o cálcio e ossos fortes, aliás legumes de folhas verdes por norma tem uma concentração muito maior sendo que não têm hormonas de crescimento tal como o leite.

Saber mais ( Ovos , Leite )

Ver mais ( Documentário )

Pelo ambiente:

Pelo ambiente? Sim, aliás o tema alterações climáticas está muito relacionado com o consumo de produtos animais. É um tema muito importante. Por exemplo uma quinta com 2500 vacas produz os mesmos resíduos que uma cidade com 400.000 pessoas. Os incêndios na floresta Amazónia no Brasil e na Bolívia são para aumentar o espaço para a produção de animais e da sua comida e por isso estamos a perder 110 espécies entre animais e insectos todos os dias derivado dessa desflorestação. Outra curiosidade, para obter um hambúrguer é preciso gastar a mesma água que a usada por um adulto para tomar banho durante 2 meses.

Ler mais: ( Estudo )

Ver mais: ( Documentário )

Conhece algumas receitas

Livros que te vão mostrar um mundo novo

Pessoas que deves seguir (entre muitos outros)

Todos os objectivos começam na decisão de experimentar.

Adere ao nosso grupo no WhatsApp

Outros tópicos…

Família

A família é um dos factores que mais afasta as pessoas de experimentarem o veganismo, principalmente quando ainda não se é independente. A tradição é isso mesmo, fazer sempre tudo como é suposto. E por isso deve ser feita uma habituação do conjunto familiar a este estilo de vida, mostrar as razões pelas quais vais experimentar e alguns benefícios. O importante é começar a experimentar algumas receitas e a ganhar informações.

Dinheiro

O veganismo é mais caro? Não é um mito. É compreensível que quando visitas as zonas “Bio” dos supermercados encontres produtos muito mais caros mas veganismo não tem de ser biológico, isso é uma opção que tens. Recomendamos uma alimentação na base de vegetais e com a melhor qualidade possível, quanto mais perto da “horta” melhor.

Deficiências no Veganismo

Se não comer carne vou ter deficiências? Não, mas mais uma vez recomendamos que tenhas uma dieta variada. Os livros que sugerimos vão ajudar a perceber muito sobre as vitaminas entre outras coisas. Existem ainda muitas informações online que podes usar para perceber melhor. Consulta este site: http://ovegetariano.pt/

Onde vou buscar a proteína?

A maior pergunta que todos os veganos ouvem. A verdade é, em todo lado. Mais uma vez as campanhas de anúncios associam a proteína a leite e carne. É verdade que ambas as coisas têm proteína mas no veganismo não vai ser difícil encontrar proteína.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here