Já ouviste falar em esteróis vegetais?

Os esteróis Vegetais são muito semelhantes ao colesterol, mas só são
encontrados em vegetais!

Está provado que um consumo dos mesmos, na ordem das
2 a 3 gramas por dia,reduz o colesterol total e o LDL (que é a sigla para o “mau colesterol”, associado a doenças no coração) na ordem dos 5% a 10%. Uma vez chegado ao intestino, o organismo prefere absorver os esteróis ao invés do colesterol, embora sejam idênticos: um é de origem vegetal e o outro provém da proteína animal. Ao serem absorvidos, os esteróis não se acumulam nas veias, e depois de cumprirem a sua função no organismo, são expelidos com muita facilidade, não causando o mesmo dano que o colesterol e LDL. A população em geral não consome muitos vegetais e, por isso, algumas marcas colocam-nos em alimentos , de forma a potenciar a sua ingestão diária.
Os esteróis têm sido ainda apontados como responsáveis na proteção contra alguns tipos de cancro, bem como na redução da inflamação corporal.
Claro que, por si só, os esteróis não conseguem garantir saúde e ,por isso, devem ser sempre acompanhados de uma dieta rica em leguminosas, vegetais e fibra, bem como um estilo de vida saudável.

Artigo presente na Weggan de Janeiro


Resumo do artigo “esteróis Vegetais”
disponível no site da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here