Vegetal a 100%, o novo livro da Oksana já está nas prateleiras.

O sucesso do blogue “Dicas da Oksi” é fruto de uma enorme paixão. O espírito de partilha da autora e health coach, Oksana Zagoruy, e a sua vontade de proporcionar aos outros uma melhor qualidade de vida levaram-na a embarcar nesta aventura da alimentação saudável.

1- Conta-nos um pouco sobre a tua aventura no veganismo, como te tornaste vegana, o que foi mais difícil etc.

Bem, eu não me auto-intitulo de vegan mas efetivamente há cerca de 5 anos comecei a transição para um estilo de vida, dentro do possível, vegetal! Comecei por mudar aos poucos a minha alimentação quando fui estudar e viver para o Porto, em 2012. Não tinha como objetivo tornar-me vegetariana/vegan, apenas fui deixando (muito gradualmente) de comer alguns alimentos dos quais nunca gostei e que o meu corpo parecia recusar. Paralelamente, comecei a ler imenso sobre nutrição e, nestas pesquisas, parecia que tudo o que era de origem vegetal saía sempre “a ganhar”. Assim, aos poucos, fui deixando de consumir os produtos de origem animal. 
O mais difícil para mim não foi a alimentação mas sim todo o resto: os produtos de higiene e beleza, a roupa, o calçado etc…Ainda continua a ser! Descobrimos que estivem componentes e origem animal em tudo e, enquanto nos alimentos são fáceis de identificar, nos outros objetivos torna-se todo uma aventura….

2- E a paixão pela cozinha, como surgiu? 

Desde que me lembro que gosto de cozinhar…o cuidado em dedicar tempo para preparação de refeições caseiras e saudáveis foi-me transmitido pelos meus pais e desde nova adorava fazer experiências na cozinha. Com a mudança da minha alimentação e saúda da casa dos pais, adaptei muitas receitas e criei outras, no fundo, foi como se estivesse a aprender a cozinhar de novo!

3- Achas que o veganismo mudou a tua vida?

No meu caso, foram mais as “consequências” da mudança da minha alimentação, a criação do meu projeto Dicas da Oksi. Começou pelo blog, para partilhar as tais novas receitas vegetais e foi crescendo, passando para workshops, eventos, produções de conteúdos e…o meu trabalho a full-time! 

4- Parabéns pelo teu livro! Era um sonho teu escrever um livro, ou nunca pensaste nisso?

Muito obrigada 

🙂

Foi sempre um grande sonho meu que ganhou ainda mais força quando criei o meu projeto. Depois de mais de 100 eventos de culinária, já tinha uma compilação de receitas muito grande e queria muito juntá-las num livro. 

5- As receitas têm um aspecto maravilhoso! Onde vais buscar a inspiração para os teus pratos? 
Inspiro-me muito na cozinha internacional! Meu livro tem muitas receitas de inspiração italiana, de leste, oriental…amo ir buscar sabores de diferentes pratos do mundo e adaptar numa receita vegetal e com ingredientes locais. Também vejo imensos programas de culinária de diferentes países, acabam por ser uma boa aprendizagem de algumas técnicas base. Para além disso, inspiro-me nas montras das frutarias e dos mercados, adoro usar ingredientes da época 

🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here