Wuhan proíbe consumo e venda de animais silvestres por cinco anos.

Foi em Wuhan que a pandemia começou. O covid-19 foi transmitido por um animal selvagem comprado no mercado animal de Wuhan, onde animais selvagens e animais “tradicionais” são abatidos lado a lado para se tornarem alimentos. Acredita-se que o novo coronavírus tenha sido transmitido aos humanos por morcegos, ou pangolins, mas ainda não está provado qual dos animais foi o transmissor.

Assim sendo, as autoridades declararam Wuhan um “santuário da vida selvagem”, proibindo a caça, o consumo e a venda da maioria dos animais selvagens. As autoridades Chinesas anunciaram a promulgação de uma proibição da caça, comércio, venda e consumo de animais selvagens dentro dos limites da cidade por um período de cinco anos.

É proibido criar artificialmente animais selvagens terrestres e animais selvagens aquáticos raros e ameaçados sob proteção nacional com o propósito de comer”, diz um aviso no site do governo de Wuhan. O aviso avisa também que as autoridades “realizarão ativamente a proteção da vida selvagem e a publicidade e educação em segurança da saúde pública, eliminarão o abuso de animais silvestres, promoverão um estilo de vida civilizado e saudável, verde e ambientalmente correto, e criarão uma boa atmosfera para as pessoas e a natureza viverem em harmonia”

A nova proibição também se aplica à caça de animais silvestres, declarando que “a área administrativa de toda a cidade é um santuário da vida selvagem”, com exceção da morte de animais silvestres para “pesquisa científica, regulação populacional, monitoramento de doenças epidémicas e outras circunstâncias especiais”.

Enquanto a China emitiu uma proibição do comércio de animais selvagens em todo o país, em fevereiro, cidades individuais tomaram medidas para implementar a sua própria legislação. Além de Wuhan, três cidades da China — Pequim, Shenzhen, Zhuhai — emitiram proibições semelhantes ao consumo de alguns animais, incluindo certos animais selvagens, cães e gatos, nos últimos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here